7 de março de 2017

Estado da Arte e Potencial de Desenvolvimento do Tratamento Mecânico-Biológico na Alemanha

State of the Art and Development Potential of Mechanical and Biological Treatment in Germany


RESUMO
Na Alemanha, atualmente 44 plantas com tecnologia de tratamento mecânico-biológico (TMB) estão operando no tratamento de resíduos sólidos urbanos e rejeitos. A tecnologia TMB na Alemanha se encontra em um estado de desenvolvimento alto, mas também há forte demanda na Europa e no mundo. Os processos específicos de valorização em plantas com tecnologia TMB produzem variados fluxos de materiais destinados ao aproveitamento ou à reciclagem, portanto economizando recursos naturais. O setor da gestão de resíduos deve se orientar cada vez mais nas metas definidas pelos objetivos da proteção dos recursos e do clima. A otimização da tecnologia de tratamento e do aproveitamento material e energético possibilita a exploração de outros potenciais para a redução da emissão de gases efeito estufa. A tecnologia TMB deve e vai entrar na concorrência pelos materiais e qualidades. Os pré-requisitos tecnológicos e os potenciais para o desenvolvimento já existem.
Palavras-chave: Resíduo. Tecnologia. Tratamento mecânico-biológico. Energias renováveis. Combustíveis secundários.

ABSTRACT
In Germany, currently 44 plants with mechanical and biological treatment (MBT) technology are operating in the treatment of municipal solid waste and rejects. The MBT technology in Germany is in a state of high development, but there is also strong demand in Europe and in the world. The specific processes of waste valorization in plants with technology MBT produce varied flows of materials intended for use or recycling, therefore saving natural resources. The sector of waste management should be increasingly orient in goals defined by protection of resources and the climate. The optimization of the treatment technology and production of materials and energy enables the exploration of other potential for the reduction of the emission of greenhouse gases. The MBT technology should and will enter the competition by materials and qualities. The pre-technological requirements and the potential for the development already exist.
Keywords: Residue. Technology. Mechanical-biological treatment. Renovable energies. Secondary fuels.

1 INTRODUÇÃO

A associação “Tratamento específico dos grupos de resíduos” (Arbeitsgemeinschaft Stoffspezifische Abfallbehandlung – ASA e.V.) é uma iniciativa de gestores de plantas de tratamento de resíduos que promovem a valorização dos resíduos a partir de critérios econômicos e ambientais, por processos específicos de tratamento em conformidade com os tipos de materiais, sendo esta abordagem a mais adequada em longo prazo.

A identificação do tipo de tratamento conforme a natureza dos resíduos se reflete nas diversas tipologias de plantas com tecnologia de TMB, resumidas em três conceitos de processos diferentes:
  • Tratamento Mecânico-Biológico (aeróbio/anaeróbio, TMB)
  • Estabilização Mecânica-Biológica (secagem, EMB)
  • Estabilização Mecânica-Física (secagem, EMF)

        Os processos específicos de beneficiamento em plantas com tecnologia TMB produzem variados fluxos de materiais destinados ao aproveitamento ou à reciclagem, portanto economizando recursos naturais.

        A produção de combustíveis alternativos a partir dos componentes com elevado poder calorífico, bem como, o biogás da biodigestão anaeróbia é concebida para o melhor aproveitamento possível da energia contida nos resíduos. A substituição de energias fósseis se constitui em mais uma contribuição para a proteção dos recursos.

        2 ESTADO DA ARTE DA TECNOLOGIA DE TRATAMENTO MECÂNICO-BIOLÓGICO

        Na Alemanha, atualmente 44 plantas com tecnologia TMB estão operando no tratamento de resíduos sólidos urbanos e rejeitos. A tecnologia TMB na Alemanha se encontra em um estado de desenvolvimento alto, mas também há forte demanda na Europa e no mundo.

        A maior parte das plantas em funcionamento na Alemanha foi construída nos anos de 2001 a 2005, devido à proibição da disposição de resíduos não tratados em aterros, a partir de 1º de junho 2005 (data firmada na “TASi”).

        A capacidade total de tratamento das 44 plantas é de, aproximadamente, 5,5 milhões Mg/a. Além disso, 2-3 milhões de resíduos são tratados apenas por processos mecânicos para a produção de combustíveis alternativos, em mais vinte plantas. A fração fina resultado deste tratamento é submetida a um tratamento biológico em uma planta TMB, para estabilização e disposição em aterro, ou seca por processos biológicos para o aproveitamento energético.

        Os conceitos e a operação das plantas existentes hoje na Alemanha, foram, e ainda são, marcadas pelas exigências legais de operação, estipuladas na diretiva sobre a disposição de resíduos (hoje: diretiva de aterros) e na trigésima diretiva para a execução da lei federal relativa à proteção de emissões (30. BImSchV; diretiva para plantas de tratamento biológico de resíduos). As plantas mostram grande variedade em relação à capacidade, equipamento técnico e orientação conceitual. Todas as plantas têm em comum a separação dos resíduos em diferentes fluxos os quais são submetidos aos demais tratamentos, ou dentro da própria planta, ou externamente. O combustível alternativo é produzido a partir da separação da fração de elevado poder calorífico, ou após secagem biológica ou térmica, de todos os resíduos.

        Em todas as plantas, o objetivo é a separação e o beneficiamento dos resíduos apropriados para a reciclagem ou para o aproveitamento. A operação das plantas é sujeita a constantes mudanças das condições legais, conforme a legislação sobre resíduos, e econômicas, exigindo altos padrões de qualidade, economicidade e flexibilidade em sua gestão.

        A Figura 1 mostra a localização das plantas construídas na Alemanha, com tecnologia TMB, EMB e EMF. Informações detalhadas sobre cada planta se encontram no “relatório de TMB” (MBA-Steckbriefe), publicado pela ASA.

        O processo mais aplicado para o tratamento de materiais específicos é o tratamento mecânico-biológico (TMB), instalado em 29 plantas. A primeira etapa deste tratamento consiste na separação de materiais apropriados para a reciclagem ou para o aproveitamento energético. Em seguida, o material restante, de granulometria menor, é submetido a um tratamento biológico.

        Figura 1 – Plantas de TMB, EMB e EMF na Alemanha
        Fonte: ASA, 2011.

        O tratamento biológico pode consistir em uma etapa de compostagem (túnel, leiras, trapezoidais), ou em uma etapa de biodigestão anaeróbia (a seco ou a úmido). O produto final do tratamento biológico é um material apropriado para a disposição. Um desenvolvimento recente, praticado em algumas plantas, consiste na secagem do material de granulometria menor para o aproveitamento energético.

        O tratamento por estabilização mecânica-biológica (EMB), aplicado em 12 plantas, se constitui em um processo alternativo. O objetivo da EMB é a secagem biológica de todos os resíduos, ou, segundo conceito da planta, apenas da fração de alto poder separada para produção de combustíveis alternativos, e a redução expressiva da quantidade de resíduos destinados à disposição. A primeira etapa do tratamento consiste no acondicionamento dos resíduos para a secagem a jusante. Os resíduos são conduzidos para a etapa da secagem biológica, principalmente para redução da umidade, sem maior degradação dos compostos orgânicos. O calor liberado pelo autoaquecimento dos compostos orgânicos dos resíduos é utilizado para a evaporação da umidade dos resíduos. Em seguida, os resíduos secos são submetidos a um tratamento mecânico para a separação de metais, minerais e corpos estranhos, para a produção de uma ou várias frações de alto poder calorífico, de qualidades diferenciadas.

        A estabilização mecânica-física (EMP), aplicada em três plantas, se constitui em mais uma alternativa de tratamento de resíduos. Os componentes de alto poder calorífico contidos nos resíduos sólidos urbanos são separados por processos mecânicos e físicos e processados em várias etapas, para produção de um combustível alternativo. O processo compreende a separação dos componentes de baixo poder calorífico e dos metais (ferrosos e não ferrosos), e várias etapas de trituração. Se necessário, a fração rica em contaminantes pode ser separada e a fração de alto poder calorífico pode ser submetida a secagem em secador rotativo, por exemplo.

        Além dos materiais destinados à reciclagem ou ao aproveitamento material, o tratamento de resíduos fornece combustíveis alternativos na ordem de até 3 milhões de Mg/a. O poder calorífico deste material pode ser comparado ao da lenha ou da lignite. Geralmente, este tipo de combustível alternativo tem em sua composição mais de 50% de componentes biogênicos, desta forma neutros em CO2. Os gestores das plantas de TMB, portanto, contribuem para atingir os objetivos relacionados à proteção do clima.

        Em uma parte das plantas associadas na ASA, a fração biogênica dos resíduos é submetida a um tratamento anaeróbio (biodigestão). O biogás produzido por estes processos é transformado em eletricidade e calor, em sistemas de cogeração.

        Os materiais residuais produzidos pelos tratamentos mecânico-biológicos são dispostos em aterros de tal maneira que não constituam perigo para as futuras gerações, possibilitando a utilização da infraestrutura existente por um tempo prolongado, devido a redução de massa e a otimização de sua densidade.

        3 CONTRIBUIÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO MECÂNICO-BIOLÓGICO PARA A PROTEÇÃO DOS RECURSOS E DO CLIMA

        Atualmente, a gestão dos resíduos na Alemanha já contribui consideravelmente para a proteção dos recursos e do clima, decorrente da impossibilidade de aterrar resíduos in natura e pelo fornecimento de materiais para a reciclagem ou para o aproveitamento material e térmico. Diante das discussões sobre a proteção dos recursos e do clima, a eficiência energética e os efeitos para o clima no tratamento de resíduos são cada vez mais importantes.

        A eficiência energética de processos combinados (plantas com tecnologia TMB e aproveitamento energético da fração de alto poder calorífico) hoje é determinada expressivamente pela eficiência energética dos processos de aproveitamento energético a jusante, enquanto a demanda energética para o tratamento dos resíduos é de importância secundária. A separação quase completa dos compostos de alto poder calorífico dos resíduos e seu aproveitamento em termelétricas a carvão ou na produção de cimento resulta em altas eficiências líquidas.

        Mesmo assim a demanda energética de uma planta de TMB, principalmente em forma de combustíveis fósseis nocivos para o clima, pode ser reduzida e a eficiência energética aumentada por meio das medidas:
        • Separação de frações para o aproveitamento material;
        • Otimização da separação de metais ferrosos e não ferrosos;
        • Aumento do rendimento e da qualidade dos componentes de alto poder calorífico;
        • Integração de um sistema de biodigestão e utilização do biogás produzido para a operação do sistema de purificação dos gases de combustão, por oxidação térmica regenerativa (OTR), e para a produção de eletricidade através do biogás sobressalente, em um sistema de cogeração e seu uso para a operação do TMB (Substituição do gás natural e eletricidade a partir de combustíveis fósseis).
        • Otimização do consumo energético da planta de TMB.

          3.1 Plantas de Tecnologia de Tratamento Mecânico-Biológico como Fornecedoras de Matérias-Primas

          Conforme seu objetivo de promover a reciclagem e o aproveitamento de materiais, as plantas de TMB produzem fluxos de materiais com valor agregado, por exemplo, os metais, os quais são disponibilizados na cadeia econômica e contribuem para a proteção de valiosos recursos. Diante do caráter finito dos recursos naturais, a separação de recicláveis dos resíduos sólidos ganha cada vez mais relevância.

          Uma das vantagens da tecnologia TMB consiste na possibilidade da instalação posterior de tecnologias específicas de separação. Por exemplo, podem ser instalados equipamentos de tecnologia da espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) para a separação de determinados plásticos do fluxo de resíduos. A tecnologia NIR já tem sua aplicação há vários anos em algumas plantas de TMB, com a finalidade de aumentar a qualidade dos combustíveis alternativos produzidos, por meio da separação de PVC. A separação de outros recicláveis (diversos tipos de plásticos, madeira) é tecnologicamente possível.

          A aplicação eficiente de tecnologias de separação seletiva, baseada em sensores, nas plantas de TMB, depende também das tendências no desenvolvimento da composição dos resíduos e das exigências em relação à qualidade dos materiais separados. Especialmente essas exigências ainda se constituem em determinados fatores limitantes para a reciclagem e o aproveitamento material dos componentes separados dos resíduos. Além disso, deve-se considerar a redução do poder calorífico da fração restante, depois da separação.

          A importância da reciclagem, exigida por lei europeia e alemã, sofre limitação na prática. Enquanto a reciclagem de frações de alto valor não puder ser justificada econômica e ambientalmente, o aproveitamento energético ganha evidência, constituindo-se em uma alternativa interessante.

          3.2 Plantas com Tecnologia de Tratamento Mecânico-Biológico como Fornecedoras de Combustível

          A utilização de combustíveis alternativos reduz o consumo de combustíveis fósseis como o carvão, gás natural ou petróleo. Além de contribuir para a segurança de abastecimento energético também contribui para a economia de recursos valiosos.

          3.2.1 Termos técnicos empregados

          O uso do termo “combustível alternativo” segue as orientações da “Associação alemã para a qualidade de combustíveis secundários e madeira reciclada” [Gütegemeinschaft Sekundärbrennstoffe und Recyclingholz (BGS) e.V.], que faz a distinção dos combustíveis alternativos em frações de alto poder calorífico e em combustíveis secundários [Gütegemeinschaft Sekundärbrennstoffe und Recyclingholz (BGS) e.V.].

          3.2.1.1 Frações de alto poder calorífico

          A caraterização de frações de alto poder calorífico pela BGS e.V. segue os seguintes requisitos:
          • Componentes separados de resíduos e frações, respectivamente, os quais apresentam poder calorífico expressivamente maior, baseado na sua composição e propriedades, do que o restante da mistura de resíduos;
          • Dimensões inferiores de processamento, por exemplo, granulometria mais grossa.

            Por exemplo, frações de alto poder calorífico provenientes de plantas de TMB ou de triagem de resíduos do comércio.

            Figura 2 – Exemplo de uma fração de alto poder calorífico (> 150 mm, proveniente de uma estação de triagem de resíduos do comércio) [INFA]
            Fonte: Grundmann e Balhar (2013, p. 828).

            3.2.1.2 Combustíveis secundários

            Entende-se por combustíveis secundários os materiais oriundos de atividades de produção ou de RSU, após tratamento extenso, podendo a separação dos componentes ser efetuada por tecnologia NIR ou separação balística adicional, com a finalidade de produzir um combustível com qualidade definida, apropriado para a cocombustão na produção de cimento e cal, ou em termelétricas.

            Os combustíveis secundários geralmente apresentam granulometria < 20 mm, com poder calorífico entre 20 MJ/kg e 25 MJ/kg e com teor de umidade entre 10% a 15%.

            Os combustíveis secundários para a cocombustão são produzidos em forma de chumaço “fluff” para injeção na câmara de combustão, possibilitando sua incineração ainda na fase flutuante.

            Figura 3 – Exemplo de combustível secundário (< 20 mm)
            Fonte: Grundmann e Balhar (2013, p. 829).

            Para assegurar um nível de qualidade equilibrado, a produção de combustíveis secundários é submetida a um controle de qualidade. Na Alemanha são aplicados os procedimentos e exigências previstas pelo selo de qualidade RAL-GZ 724 “Combustíveis secundários”, como padrão amplamente difundido. Deste modo, os produtores de combustíveis secundários certificados podem comprovar a qualidade constante e confiável dos combustíveis por eles produzidos. As vantagens do consumidor dos combustíveis secundários de qualidade comprovada estão no melhor controle e planejamento.

            3.2.2 Aspectos da eficiência energética da tecnologia de tratamento mecânico-biológico

            A ASA desenvolveu um modelo para a determinação da eficiência energética de plantas com tecnologia TMB, baseado na metodologia da diretiva VDI 3460, folha 2 (Redução das emissões, transformação de energia no tratamento térmico de resíduos), cujas as limitações do sistema foram ampliadas de tal forma que atendesse a um processo combinado.

            As limitações do sistema de modelagem se estendem ao tratamento de resíduos em plantas de TMB, aos transportes relacionados e à eliminação dos fluxos de materiais gerados na planta. O modelo calcula o ganho líquido gerado pelo tratamento de resíduos, depois da subtração da energia investida no tratamento. Foi constatado, de modo geral, que a realização de um elevado bônus de CO2 apenas foi possível em plantas com alto grau de eficiência em seus processos térmicos. Os resultados mostraram que em todas as plantas de TMB foram realizados efeitos mitigatórios para o ambiente. A economia de CO2 por tonelada de resíduos tratados se somam em até – 530 kg CO2-eq./Mg (mitigação).

            4 PERSPECTIVAS

            O cumprimento de futuras tarefas e a ampliação do mercado de tecnologias de TMB precisam de um aumento de disponibilidade e segurança operacional, além de esforços no desenvolvimento:
            • Aumento da eficiência energética através da redução do consumo próprio, aumento do aproveitamento energético de componentes de alto poder calorífico e da fração orgânica úmida, com redução das emissões;
            • Desenvolvimento contínuo da tecnologia de separação como componente na produção de produtos apropriados para o aproveitamento material e energético;
            • Desenvolvimento de conceitos integrados de tratamento de resíduos;
            • Reorganização e reutilização da tecnologia de tratamento existente.

              4.1 Aumento da Eficiência Energética e Redução das Emissões

              A solução para o aumento da eficiência energética está no aumento do aproveitamento energético dos componentes dos resíduos de alto poder calorífico, seguido pela biodigestão do material orgânico úmido. Entretanto, o potencial de economia obtido pela redução do consumo próprio é comparativamente pequeno. A redução das emissões é resultado, principalmente, de eficiências energéticas melhoradas, por parte também possível pela implementação de tecnologias novas ou modificadas no tratamento e aproveitamento dos resíduos.

              4.1.1 Aumento do aproveitamento energético dos componentes de alto poder calorífico em processos de tratamento mecânico-biológico

              Serão apresentados, a seguir, duas abordagens para a transformação de processos de TMB, atualmente com foco na produção de materiais apropriados para a disposição e para a produção de combustíveis alternativos.
              • Abordagem 1 é direcionada para a separação de uma maior proporção da fração de alto poder calorífico. Neste caso, deverá ocorrer alteração da granulometria na etapa de peneiramento. A redução da granulometria durante o primeiro peneiramento faz com que as frações de alto poder calorífico, bem como as frações biologicamente degradáveis, como papel/papelão, embalagens longa vida/cartonadas e fraldas sejam conduzidas para a fração de combustível. A redução da granulometria depois da estabilização biológica pode se constituir em uma medida complementar.
              • Abordagem 2 prevê, em complementação à modificação da tecnologia de preparo mecânico e condicionamento, uma modificação do tratamento biológico na forma de secagem.

              De modo geral, todas as tecnologias de tratamento aeróbio utilizadas em plantas de TMB (processos de túnel, garagem, leiras) são apropriadas para a secagem e produção de combustíveis alternativos. Os resíduos devem conter uma proporção suficiente de compostos biologicamente degradáveis. A modificação do sistema de aeração possibilita a fácil secagem de resíduos não tratados e de percolação com a tecnologia existente (não se aplica a todos os casos de resíduos sólidos da biodigestão).

              Em função da redução do tempo de tratamento, o espaço necessário para a compostagem é reduzido, liberando área adicional a ser utilizada para o tratamento (secagem) de partes da fração de alto poder calorífico. Uma outra opção da utilização do volume adicional consiste no tratamento de resíduos orgânicos, separados dos outros resíduos, para a produção de composto orgânico, combustível alternativo ou como matéria-prima para a produção de um combustível líquido. As duas últimas opções têm a secagem como base de tratamento. Além de resíduos orgânicos, outros tipos de biomassa também podem ser tratados.

              Em casos onde teores de umidade < 15% precisam ser atingidos, secadores físicos são necessários, e se for o caso, complementando a secagem biológica existente. Estes processos são particularmente vantajosos em locais com produção de calor residual, por exemplo, plantas de biodigestão, estações de tratamento de esgotos, aterros sanitários bem como, plantas termelétricas e de incineração de resíduos sólidos sem aproveitamento do calor.

              Sempre que a situação de mercado de combustíveis alternativos e a disponibilidade de capacidades de aproveitamento justifiquem intervenções, as plantas de TMB podem ser reconfiguradas para atenderem a esses novos objetivos, demonstrando a alta flexibilidade deste tratamento.

              4.1.2 Desenvolvimento da Tecnologia de Tratamento Anaeróbio

              Por meio de atividades no desenvolvimento e na otimização, como:
              • Implementação posterior de etapas de tratamento anaeróbio;
              • Acondicionamento dos resíduos sólidos gerados no tratamento anaeróbio gerando produtos para o aproveitamento energético e material;
              • Tecnologias para o aproveitamento do biogás;
              • Segurança operacional e disponibilidade.
                O desempenho da tecnologia de tratamento anaeróbio pode ser aumentado, os dados operacionais melhorados e, portanto, a significância do tratamento anaeróbio como processo com alto desempenho, aumentada.

                4.2 Desenvolvimento Contínuo de Tecnologia para uma Separação Eficiente

                As possibilidades tecnológicas das plantas de TMB já foram abordadas. Cabe ressaltar que essa tecnologia, devido a sua infraestrutura operacional e de construção, oferece os pré-requisitos para a integração da separação de recicláveis, por exemplo, de embalagens, ou outros materiais.

                4.3 Desenvolvimento de Conceitos Gerais Integrados – Plantas de Tratamento Mecânico-Biológico como Centros de Produção de Energias Renováveis

                Na Alemanha, as plantas de TMB estão localizadas com preferência em aterros ou nas suas proximidades imediatas. Estes locais possuem uma infraestrutura de abastecimento, descarregamento e de trânsito bastante elaborada, oferecendo, portanto, os pré-requisitos para o processamento de bens em massa como a biomassa e produtos derivados dela. A operação de plantas de tratamento de resíduos orgânicos da coleta seletiva, ou por compostagem ou por biodigestão anaeróbia, nos locais das plantas de TMB, resulta em sinergias adicionais, particularmente para o aproveitamento da biomassa e a instalação de centros de produção de energias renováveis derivadas da biomassa:
                • A infraestrutura já existente no local, para o aproveitamento e tratamento do gás e do chorume, respectivamente, oferece condições ideais para a instalação adicional de um sistema de biodigestão para os resíduos orgânicos. Dessa maneira, instalações de aproveitamento do gás de aterro existentes podem compensar as quantidades cada vez menores de gás produzidas pelo aterro, com o biogás produzido pela biodigestão anaeróbia de resíduos orgânicos provenientes da agricultura e de plantas energéticas.
                • Por demandas econômicas, futuramente terão preferência plantas de grande escala para o aproveitamento de resíduos orgânicos e plantas energéticas (plantas de biogás e termelétricas a biomassa). Em cooperação com o setor agroindustrial, unidades de respectiva escala podem ser construídas nos locais de plantas de TMB e de aterros.
                • A fabricação de pellets também pode fazer parte destes centros de energia. Agricultura, silvicultura e o comércio relacionado podem fornecer a biomassa para a fabricação de pellets apropriados como combustível em sistemas de incineração em pequena escala e em escala domiciliar, podendo ser armazenados e comercializados para o consumidor final (comércio, sistemas de calefação particulares), de forma centralizada ou descentralizada.
                • A produção de combustíveis líquidos, os combustíveis biomassa em líquidos (BTL – Biomass to Liquid) exige plantas com maiores capacidades de beneficiamento. O recebimento descentralizado com integração de processos de beneficiamento e de secagem de biomassas, nos locais das plantas de TMB pode se constituir em uma solução apropriada para a redução dos transportes necessários e para compensar as variações sazonais de quantidades fornecidas.
                  4.4 Reconfiguração e Reutilização de Tecnologias de Beneficiamento Existentes

                  As plantas de TMB de resíduos sólidos podem ser reconfiguradas para o tratamento de resíduos orgânicos provenientes da coleta seletiva. Na Alemanha, a reconfiguração de uma planta de TMB com compostagem de RSU em tratamento de resíduos orgânicos, foi realizada duas vezes, até hoje.

                  Todas as modificações de processos descritos podem ser integradas aos processos de TMB, ou podem ser adicionadas, gerando efeitos sinérgicos. A ampliação de capacidades, melhor utilização e os benefícios dos efeitos sinérgicos contribuem para o aumento da eficiência e o melhoramento da avaliação ambiental da tecnologia de TMB como um todo. Além do mais, as condições econômicas podem ser melhoradas em longo prazo.

                  5 CONCLUSÕES

                  O setor da gestão de resíduos deve se orientar cada vez mais nas metas definidas pelos objetivos da proteção dos recursos e do clima. A otimização da tecnologia de tratamento e do aproveitamento material e energético possibilita a exploração de outros potenciais para a redução da emissão de gases efeito estufa. A tecnologia TMB deve e vai entrar na concorrência pelos materiais e qualidades. Os pré-requisitos tecnológicos e os potenciais para o desenvolvimento já existem.

                  O tratamento específico de resíduos em uma planta TMB como ponto de separação de fluxos de materiais com tratamento eficiente em energia e aproveitamento de fluxos separados oferece uma boa base, não apenas na Europa, mas globalmente. A realização técnica de uma planta de TMB pode ser adaptada com flexibilidade às respectivas condições e exigências.

                  REFERÊNCIAS

                  ASA. MBA-Steckbriefe der Arbeitsgemeinschaft Stoffspezifische Abfallbehandlung (ASA) e.V. 2011.

                  GRUNDMANN, Thomas; BALHAR, Michael. Entwicklungspotenzial der Mechanisch-Biologischen Abfallbehandlung. 2013. Disponível em: <http://www.vivis.de/phocadownload/2013_eaa/2013_EaA_823_834_Grundmann.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2015.

                  GÜTEGEMEINSCHAFT Sekundärbrennstoffe und Recyclingholz (BGS) e.V. 2008. Güte- und Prüfbestimmungen für Sekundärbrennstoffe, RAL-GZ 724.

                  INFA – Institut für Abfall, Abwasser und Infrastrukturmanagement GmbH. 2003. Bilanzierung des Verbleibs von ausgewählten Schwermetallen (insbesondere Quecksilber) bei der Sekundärbrennstoffherstellung aus Siedlungsabfällen, im Auftrag der ASA e.V. (nicht veröffentlicht).



                  ------------------------------------------------
                  Versão pdf para download, clique aqui.
                  Uso autorizado desde que citada a fonte e informado via e-mail: gsrsu.br@gmail.com
                  ------------------------------------------------

                  Como citar [ABNT NBR 6023:2002]:

                  BALHAR, Michael. Estado da Arte e Potencial de Desenvolvimento do Tratamento Mecânico-Biológico na Alemanha. In: FRICKE, Klaus; PEREIRA, Christiane; LEITE, Aguinaldo; BAGNATI, Marius. (Coords.). Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos: transferência de experiência entre a Alemanha e o Brasil. Braunschweig: Technische Universität Braunschweig, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/BE246I>. Acesso em: .
                  ------------------------------------------------
                  [Seja um doador, clique aqui]
                  [Seja um colaborador, clique aqui]
                  [Seja um anunciante, clique aqui]
                  ------------------------------------------------