3 de março de 2017

CReED – Centro para Pesquisa, Educação e Demonstração em Gerenciamento de Resíduos

CReED – Centre for Research, Education and Demonstration in Waste Management


RESUMO
As práticas de tratamento de resíduos tomaram força no mercado global a partir do entendimento de que os aterros têm um potencial elevado de influência nas emissões de gases de efeito estufa, as práticas de engenharia não conseguem afastar o potencial de contaminação a médio e longo prazo dos aterros, as ações de manutenção após o encerramento dos aterros são onerosas, os recursos naturais estão se tornando cada vez mais valorizados, portanto, o mercado de recursos secundários tem ganhado força devido a este fato, o valor dos recursos energéticos está cada vez mais caro, a demanda alimentícia está acentuada para o atendimento de uma população que cresce de forma desenfreada e a sociedade tem se tornado mais sensível às ações que determinam a proteção e preservação ambiental. Para atender as demandas decorrentes deste novo cenário, temos como nosso maior gargalo a insuficiência de capacidade técnica do mercado brasileiro e de outros mercados emergentes para o recebimento destes novos sistemas. Neste sentido, o CReED propõe formar câmaras de trabalho em todos os níveis, introduzir a educação ambiental de forma multidisciplinar e transversal seja na educação formal seja na informal, promover parcerias de pesquisa e capacitação, democratizar as informações, firmar acordos institucionais para compartilhamento das experiências, fomentar congressos, seminários e workshops técnicos facilitando o acesso e as discussões entre os técnicos do setor, permitir que a sociedade tenha acesso às atuais e novas plantas para que possa vivenciar a transformação dos resíduos, fazendo com que cada cidadão se torne um agente multiplicador.
Palavras-chave: Pesquisa. Educação. Multiplicação. Gestão de resíduos. Cooperação.

ABSTRACT
The practices of waste treatment took force in the global market from the understanding that the landfill has a high potential to influence in the emission of greenhouse gases, the practice of engineering cannot move away the potential for contamination in the medium and long term of the landfill, maintenance actions after the landfill closure are costly, the natural resources are becoming increasingly valued so the market of secondary resources has gained due to this fact, the value of energy resources are becoming increasingly expensive, the food demand is increased for the care of a population that grows rampant and the society has become more sensitive in front of the actions that determine the protection and preservation of Environment. To meet the demands arising from this new scenario, we have as our biggest bottleneck the lack of technical capacity of the Brazilian market and other emerging markets to receive these new systems. In this sense, the CReEd is proposing to establish work chambers at all levels, to introduce environmental education in a multidisciplinary way and cross is in formal education is in the informal, promote partnerships for research and training, democratize information, promote institutional arrangements for sharing of experiences, development of congresses, seminars and technical workshops facilitating the access and the discussions between the technicians, allow that the society has access to the actual and new plants so can experience the transformation of waste, resulting each citizen becomes a multiplier agents.
Keywords: Research. Education. Multiplication. Waste Management. Cooperation.

1 INTRODUÇÃO

O crescimento populacional e as mudanças de comportamento dos consumidores levam a um aumento maciço no consumo de recursos naturais. A disponibilidade, por exemplo, de fontes de energia fósseis e vários minérios, bem como de recursos fisiologicamente vitais como fósforo e água é limitada e, portanto, sua preservação apresenta-se à humanidade como um de seus maiores desafios. E ainda, os impactos ambientais estão intimamente ligados ao aumento do consumo de recursos.

A proteção do meio ambiente e dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico já não estão mais em conflito. Muito pelo contrário, as sinergias entre ambos os setores já estão sendo reconhecidas. Na tentativa de minimizar os problemas descritos, o gerenciamento de resíduos assume uma posição chave, representando simultaneamente: desafio e oportunidade.

Padrões legais restritivos para as questões ambientais, bem como a infraestrutura ambiental desenvolvida remeteram o gerenciamento de resíduos da Alemanha a um patamar de referência global. Ainda assim, a transferência de know-how não é de todo satisfatória. Especialmente porque as pequenas e médias empresas, as principais operadoras do setor, não são suficientemente representadas internacionalmente.

As análises de mercado demonstram uma demanda no sentido de permitir a transferência de know-how a partir dos setores de resíduos e dos recursos naturais. Para tanto, os requisitos básicos para o sucesso sustentável em nível internacional são:
  • Existência de conhecimentos específicos do mercado nos países selecionados;
  • Disponibilidade de tecnologias e serviços adequados;
  • Fornecimento de pessoal qualificado por meio da oferta de capacitações adequadas para o treinamento básico e avançado;
  • Acesso a locais que sirvam de referência para demonstrações e apresentações de uma ampla e representativa gama de tecnologias para a gestão adequada de resíduos;
  • Acesso às redes e estruturas cooperativas.
O Centro para Pesquisa, Educação e Demonstração em Gerenciamento de Resíduos (CReED) é uma instituição não governamental fundada em 2009 na cidade de Pohlsche-Heide no distrito de Minden-Lübbecke (norte da Alemanha).

2 TERMOS DE REFERÊNCIA

O CReED é um centro internacional de pesquisa & desenvolvimento e treinamento tanto básico quanto avançado em matéria de resíduos e de gestão de recursos naturais com foco internacional. Ao mesmo tempo, o centro funciona como um local de demonstração para tecnologias ambientais do setor de gerenciamento de resíduos e de recursos da Alemanha. As principais áreas de atividade são:
  • Pesquisa e desenvolvimento, principalmente por meio do uso dos recursos tecnológicos presentes em Pohlsche-Heide e da infraestrutura de gestão de resíduos nas proximidades;
  • Treinamento básico, continuado e avançado na área de gestão de resíduos e de recursos e disciplinas adjacentes, como a gestão urbana de água e gestão de energia, bem como agricultura, firmando uma relação intensa entre teoria e prática;
  • Apresentação e demonstração em escala de tecnologias para a gestão de resíduos e de recursos naturais.
3 OBJETIVO

O centro tem como objetivo a promoção do intercâmbio internacional de know-how e de tecnologias no setor de gerenciamento de resíduos e recursos naturais e, assim, garantir a preservação ambiental e dos recursos naturais a partir das seguintes premissas:
  • O desenvolvimento de produtos ecologicamente corretos vão unir estratégias para o fortalecimento da economia com a redução de impactos ambientais;
  • A adaptação de processos para fornecimento de produtos e serviços voltados para o mercado internacional e suas implementações devem ser ecologicamente efetivas, economicamente eficientes e socialmente aceitáveis. A preservação do ar, água e solo deve desempenhar um papel importante para a proteção dos recursos;
  • A provisão de pessoal qualificado tanto na Alemanha, como dos países parceiros (países em desenvolvimento e economias em transição) é responsável pela criação de condições necessárias para o sucesso da implementação de procedimentos organizacionais e operacionais.
As premissas relatadas irão deflagar melhoria da infraestrutura para pesquisa e desenvolvimento, bem como para a formação e educação continuada. Assim, por meio de uma melhor ligação em rede, os envolvidos podem contribuir para um uso mais eficiente dos novos conhecimentos existentes e podem servir como iniciadores para a inovação. O estabelecimento de sinergias pode melhorar significativamente as estruturas de pesquisa a partir da integração dos institutos em prol da promoção do desenvolvimento sustentável.

A disponibilidade de tecnologias, serviços adequados e pessoal qualificado é considerada como uma vantagem competitiva crucial para as empresas interessadas em abertura dos mercados internacionais e também para os parceiros de cooperação internacional.

4 ATIVIDADES

O foco das atividades reside no gerenciamento de resíduos e recursos com orientação para a aplicação internacional e marketing com ênfase em:
  • Desenvolvimento de conceitos adaptados para a gestão dos resíduos;
  • Logística e gerenciamento de coleta considerando o setor informal;
  • Desenvolvimento de tecnologias apropriadas para as necessidades dos países-alvo, entre outros, processamento mecânico para geração de recicláveis e combustível derivado de resíduos (CDR), fermentação, compostagem, secagem, incineração, reabilitação e remediação de aterros;
  • Desenvolvimento de produtos e mercados para matérias-primas secundárias, considerando os mercados locais e regionais;
  • Estabelecimento de sistemas de garantia de qualidade, por exemplo, para compostagem, CDR e outros produtos de reciclagem;
  • Estabelecimento de capacidades laboratoriais, especialmente para monitoramento da qualidade e desenvolvimento de produtos, observação e controle das emissões, mas também para fins de treinamento;
  • Planejamento, construção e operação de plantas de tratamento;
  • Licenças e fiscalização das plantas;
  • Medidas de proteção do clima na gestão de resíduos;
  • Desenvolvimento de conceitos de educação ambiental formal e informal e promoção de ações voltadas para o estabelecimento de relações públicas;
  • Desenvolvimento e realização da educação e formação especializada;
  • Capacidade construtiva bem como o desenvolvimento de métodos e critérios para a transferência internacional de know-how, e apoio na criação de estruturas de governança;
  • Suporte para o projeto de leis e regulamentos;
  • Ações de informação e visitas técnicas; e,
  • Promoção de eventos e congressos técnicos.
Também poderão ser ministradas aulas para disciplinas adjacentes como gestão urbana de águas, energia, bem como agricultura valorizando intensamente a ligação entre teoria e prática.

5 LOCALIZAÇÃO

O CReED se encontra em Pohlsche-Heide no distrito de Minden-Lübbecke. O distrito de Minden-Lübbecke tem disponível uma série de tecnologias para a gestão de resíduos seja na unidade de Pohlsche-Heide seja nas imediações. A região abarca todas as principais tecnologias modernas de gerenciamento de resíduos e recursos – condição esta exclusiva na Alemanha:
  • Tratamento aeróbio e anaeróbio de resíduos orgânicos coletados separadamente;
  • Planta para processamento de biogás com alimentação na rede de gás local e uso em estações de transformação de calor e energia combinadas e descentralizadas;
  • Tecnologia moderna de classificação de diferentes frações de resíduos como os vidros e embalagens leves;
  • Planta para processamento de escórias de tratamento mecânico-biológico (TMB) com alta recuperação de metal;
  • Tratamento mecânico-biológico de resíduos urbanos (TMB) – aeróbio e anaeróbio;
  • Remediação de aterros a partir da valorização de resíduos;
  • Planta para o processamento e aproveitamento energético de resíduos;
  • Aterro de rejeitos do TMB e aterro de resíduos frescos na fase de pós-encerramento;
  • Tratamento de emissões líquidas, entre outros para lixiviados altamente contaminados, incluindo todos os equipamentos de laboratório necessários;
  • Planta piloto para tratamento de efluentes através da utilização de algas;
  • Área de cultivo de matérias-primas renováveis, por exemplo, bosques de curta rotação.
Devido à integração das universidades envolvidas e instituições de pesquisa, as tecnologias existentes vêm sendo desenvolvidas com o apoio de laboratórios e plantas-piloto. Por exemplo:
  • Várias tecnologias de fermentação e de combustão;
  • Planta de secagem dos rejeitos e produção de biomassa;
  • Planta para o processamento de escórias;
  • Reator de compostagem e grandes lisímetros;
  • Plantas em batelada para a despolimerização de resíduos plásticos;
  • Instalações em grande escala para a determinação de parâmetros mecânicos dos resíduos;
  • Mineração de aterros.
O local dispõe de áreas e infraestrutura para a instalação de plantas-piloto em grande escala. Além disso, há espaço suficiente para a instalação de laboratórios especializados, bem como salas de treinamento. Atualmente, extensos projetos de pesquisa e desenvolvimento estão sendo realizados com plantas-piloto associadas e equipamentos de pesquisas, entre outros para remediação de aterros, tratamento de águas residuais e ar de exaustão pelo uso de algas, medições e análises de processo de emissões de óxido nitroso de aterros de TMB, otimização do processo de fermentação dos resíduos orgânicos etc.

6 MEMBROS E PARCEIROS

O princípio do CReED é a concentração de membros que detêm competências diversas tais como nas áreas de economia e ciência, bem como empresas de direito público, através de redes de cooperação com outras associações profissionais especializadas em valorização de resíduos.

Atualmente, o instituto conta com uma rede de mais de setenta membros de diversas áreas do ramo:
  • Fornecedores de tecnologias, processos e componentes de gestão de resíduos;
  • Operadores de instalações de processamento de resíduos;
  • Agentes do direito público;
  • Universidades e outras instituições de pesquisa;
  • Empresas e instituições de ensino e formação;
  • Associações de classe;
  • Empresas de engenharia.
A diretoria estatutária é composta por membros das seguintes áreas:
  • P&D e treinamentos;
  • Empresas públicas e privadas;
  • Sindicatos e associações.

7 PORTFÓLIO DE INTERVENÇÃO

Em nível global, a demanda segue concentrada na busca por infraestrutura, tecnologia e sistemas eficazes de gestão, incluindo tanto os aspectos técnico-operacionais, quanto a consolidação de tecnologias adequadas para a implementação e monitoramento das futuras centrais de tratamento.

Desta forma, o CReED tem atuado no desenvolvimento de atividades que atendam as demandas comentadas, mitigando erros e garantindo a eficiência e eficácia dos novos processos de gestão de resíduos.

7.1 Pesquisas aplicadas e projetos de desenvolvimento

As atividades de pesquisa concentram-se na aplicação de tecnologias em larga escala tanto a nível de planejamento quanto a nível operacional, gerando bando de dados com alta representatividade. Esta representatividade de resultados não seria possível em escala laboratorial ou em escala piloto realizadas normalmente em centros de pesquisa ou em empresas.

Há projetos de P&D contratados com um volume total de nove milhões de euros entre os anos de 2010 e 2013. Sem um networking próximo e conexões pessoais bem desenvolvidas, esses projetos não poderiam ser realizados.

Exemplos:
  • Escavação de aterros (Mineração);
  • Tratamento de águas residuais e de exaustão de ar através da utilização de algas;
  • Análises e medições de processos de emissões de óxido nitroso em aterros de TMB;
  • Otimização do processo de fermentação;
  • Desenvolvimento de conceito de valorização de resíduos em navios para as ilhas e centros urbanos costeiros;
  • Desenvolvimento de métodos físico-químicos de despolimerização de frações plásticas.

7.2 Apoio na Contratação de Tecnologias

Através da coordenação brasileira do CReED, uma empresa brasileira contratou duas plantas de tratamento mecânico e biológico de fornecedores alemães. Neste caso, foi essencial a participação do CReED na organização de várias visitas técnicas às plantas de fermentação e compostagem na Alemanha que contou com a participação de representantes de empresas brasileiras, agências ambientais e órgãos de financiamento.

7.3 Assessoramento

O CReED tem assessorado diversas instituições internacionais, por exemplo, na Rússia, Filipinas, México, Malta etc. No Cazaquistão, na região de Karaganda, o CReED assessorou o Ministério de Ambiente durante o desenvolvimento um conceito de gestão sustentável dos resíduos, que servirá como um modelo para este país.

É importante considerar três pressupostos essenciais, de modo a tornar eficiente a gestão de resíduos.

Figura 1 – Componentes das boas práticas em Gestão de Resíduos
Fonte: Fricke et al. (2014).

Além da infraestrutura técnica, o processo de qualificação deve dar ênfase também aos aspectos de relações públicas.

7.4 Formação profissional e ações de qualificação

Não há gerenciamento de resíduos adequado sem pessoal devidamente treinado. O CReED, portanto, concentra-se na formação de pessoal qualificado para a gestão sustentável dos resíduos ambientalmente equilibrada.

O sistema alemão de formação profissional inclui uma estreita cooperação entre as empresas e escolas de formação profissionais. Os locais de instrução escolar (teoria) e da empresa (prática) estão intimamente ligados, para que os conhecimentos teóricos adquiridos na escola possam ser transferidos para a prática no local de trabalho e inovações práticas possam ser integradas em instruções teóricas.

Com base neste sistema integrado de formação profissional, o “sistema dual”, os cursos de qualificação oferecem uma composição bem alinhada de instrução teórica e realização prática durante o dia a dia operacional do negócio. Com todas as tecnologias de tratamento aplicáveis in loco e disponíveis para treinamento, a planta de Pohlsche-Heide e as plantas presentes em suas imediações, fornecem ferramentas que embasarão atividades de formação ampla, tanto na prática quanto na teoria.

Especialmente para os países em desenvolvimento e com economia em transição, onde a gestão sustentável dos resíduos ainda não está amadurecida, é necessário que a programação de formação avançada seja ajustada às demandas locais.

Métodos de conteúdo e didáticos do programa de qualificação são construídos sob as experiências do “sistema dual”, na Alemanha. Medidas de qualificação estão sendo projetadas como conceitos “Training on-the-job”. Esta concepção didática aumenta a relevância prática, a fim de permitir a maior aplicação possível dos conhecimentos adquiridos no local de trabalho. Seguindo o modelo 4C/ID (Modelo Instrucional de Quatro Componentes), o foco encontra-se na instrução do conhecimento prático, a fim de promover a aquisição de tarefas cognitivas complexas em vez de habilidades isoladas.

Todo o conjunto de cursos tem um design modular e está estruturado por temas que cobrem a gama completa de ferramentas para a gestão de resíduos, por exemplo, coleta de resíduos, processamento e tratamento de resíduos, construção de aterros sanitários, monitoramento, organização e financiamento. Os conteúdos de ensino são desenvolvidos para pronto atendimento das demandas locais. O programa de treinamento é customizado para os grupos-alvo e os temas serão tratados de acordo com as necessidades destes grupos. A primeira classificação horizontal dos grupos-alvo permite estabelecer a distinção mostrada na Figura 2.

Figura 2 – Cascata de Treinamento Funcional em Gerenciamento de Resíduos
Fonte: Elaborada pelos autores (2014).

7.4.1 Especialistas e pessoal de operação

Perfil de tarefas e foco do trabalho: compostagem, secagem, fermentação, especialista em reciclagem e CDR, operação de máquinas e equipamentos, coleta e transporte, análises.

Na área técnica executiva, o conteúdo sempre se relaciona com o contexto experiencial nos países-alvo. A aprendizagem experiencial desempenha um papel essencial dentro do conceito “training on-the-job”. Os conceitos de instrução são baseados no princípio de aprender fazendo, voltado principalmente para o manuseio seguro e competência técnica. Os currículos se concentrarão principalmente na experiência baseada na aquisição do conhecimento e da vontade para um desempenho adequado, completo e responsável.

7.4.2 Operadores e planejadores de plantas

Perfil de tarefas e foco do trabalho: organização de frotas e sistemas de coleta de resíduos, registro dos resíduos, operação de plantas de compostagem e de fermentação, CDR, TMB, plantas de incineração e aterros para rejeitos, plantas para o processamento e classificação, desenvolvimento de produtos, garantia da qualidade e comercialização de matérias-primas secundárias manufaturáveis.

As pessoas a serem treinadas serão instruídas no planejamento e operação de plantas. Elas recebem o conhecimento geral sobre os componentes das plantas, estruturas de custos e parâmetros operacionais. Os cursos de formação avançada são voltados para pessoas já pré-qualificadas (engenheiros, construtores de máquinas etc.) cujas competências específicas na gestão de resíduos e gestão do fluxo de resíduos devem ser estendidas.

7.4.3 Multiplicadores, administradores, agentes públicos e consultores

Perfil de tarefas e foco do trabalho: similar ao proposto para os operadores e planejadores de plantas, incluindo leis sobre meio ambiente e resíduos, aconselhamento de proprietários privados e comerciais de resíduos, competências para a formação e o monitoramento, marketing, publicidade, relações públicas.

Este grupo receberá um conhecimento amplo sobre os conceitos complexos de gestão de resíduos. Questões econômicas serão abrangidas, bem como os aspectos legais e de licenciamento, garantias de performance e conhecimentos em tecnologias de construção e operação. Além disso, serão desenvolvidas competências metodológicas pertinentes para consultorias internas e externas, o trabalho de grupos e relações públicas.

7.4.4 Políticos e empresários

Perfil de tarefas e foco do trabalho: as decisões fundamentais sistemáticas serão feitas ao nível da política municipal e regional, geralmente com o envolvimento de políticos responsáveis e representantes das partes interessadas. Ambas as partes envolvidas precisam de informações fundamentadas para a tomada de decisões. Isso requer profundo conhecimento dos aspectos relevantes para os procedimentos de aprovação, bem como uma ampla gama de conhecimento geral de noções básicas de gestão de resíduos.

O setor de gestão de resíduos pode se transformar em um motor gerador de trabalho. Nos países subdesenvolvidos e emergentes o setor informal, especialmente na área de coleta e triagem, desempenha um papel importante. Geralmente mal treinados e apenas rudimentarmente preparados para as suas tarefas, a este grupo de pessoas deve ser oferecido o emprego com um status socialmente seguro no formato de empregos verdes. É um desafio político conduzir a integração social do setor informal como objetivo de sustentabilidade social.

7.4.5 Treinar o treinador

A longo prazo é necessário garantir a oferta local de pessoal qualificado, sendo esta apenas possível através da promoção de multiplicadores, ou seja, através da capacitação de instrutores.

Os cursos para formação de instrutores cada vez mais têm como foco as técnicas de operação em instruções didático-pedagógicas, tais como:
  • Compilação de unidades de formação modulares com uma elevada percentagem de formação prática – “Training on-the-job”;
  • Desenvolvimento de unidades de aprendizagem para todas as áreas relevantes da gestão moderna de resíduos;
  • Inclusão de professores de pesquisa e prática;
  • Consideração das particularidades e necessidades específicas de cada país, bem como tecnologias e conceitos adaptados;
  • Implementação de cursos de formação de instrutor;
  • Desenvolvimento de uma plataforma eletrônica de apoio preparatório e avançado via e-learning e semipresencial.
A estrutura modular dos cursos de qualificação permite eventos abrangentes para os grupos de aprendizagem, que geralmente são bilíngues. A organização, a estrutura didática-pedagógica e os objetivos geralmente incluem exigências práticas locais. Para este efeito, uma plataforma e-learning modularizada será desenvolvida, desta forma os participantes poderão ter acesso ao banco de dados, inclusive após a conclusão do curso.

Para todos os grupos-alvo, o material didático precisa ser adaptado. Dentro da rede de relacionamentos, vários especialistas de ciência, tecnologia, economia e administração estão disponíveis como professores e treinadores, onde esta estrutura poderá ser apoiada por unidades de e-learning, CBTs, videoconferências e seminários na web. Além disso, o sistema recentemente desenvolvido para a avaliação de competências informais LEVEL5 pode ser usado.

A ferramenta, que foi desenvolvida, o BUPNET, dentro de uma cooperação transnacional europeia, permite registrar o incremento de competências nos contextos de aprendizagem informais.

Nos últimos três anos, 23 grupos de 16 países participaram de medidas de qualificação específicas.

Figura 3 – Formas de Organização e Grupos-alvo
Fonte: Elaborada pelos autores (2014).

Figura 4 – O bookshelf: inventário de conhecimento e seus usuários
Fonte: Elaborada pelos autores (2014).

Figura 5 – Inventário do conhecimento: Unidade de Instrução, por exemplo, visão global
Fonte: Elaborada pelos autores (2014).

Figura 6 – Unidade Instrucional Fundamentos Legais
Fonte: Elaborada pelos autores (2014).

8 ÁREAS DE DEMONSTRAÇÕES TECNOLÓGICAS

Nas instalações do centro de gestão de resíduos Pohlsche-Heide, bem como em vários outros locais na proximidade há plantas instaladas de gestão de resíduos, assim as visitas técnicas guiadas podem ser realizadas durante as operações em tempo real, aproximando o técnico do cotidiano das operações.

Neste local, fabricantes alemães e fornecedores do setor de gestão de resíduos têm a oportunidade de apresentar os seus equipamentos, processos e conceitos. A localização, os espaços verdes e salas podem ser usados individualmente para projetos de apresentação em operação em tempo real simulado, desta forma a mais moderna tecnologia pode ser observada durante a operação diária.

9 DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO

Independentemente das intervenções de capacitação formal abordadas anteriormente, abarcando um público restrito, entendemos que devemos também concentrar nossos esforços em duas outras frentes:
  • promoção de visitas técnicas para formação de massa crítica a partir da convivência durante a operação de plantas em larga escala para que se possa vivenciar a transformação dos resíduos; e,
  • promoção de eventos públicos de grande magnitude como congressos, seminários e workshops, com abordagens multidisciplinar e transversal para disseminar e democratizar as informações, facilitando o acesso à informação e motivando as discussões entre os técnicos do setor e a sociedade, fazendo com que cada cidadão se torne um agente multiplicador.
9.1 Visitas Técnicas de Delegações

Nos últimos três anos, visitas de delegações e visitas guiadas têm aumentado maciçamente em Pohlsche-Heide, bem como no resto da Alemanha, isto tornou o CReED notório dentro do cenário mundial.

Durante este período, mais de 106 grupos de 22 países participaram de visitas guiadas e eventos de informação.

9.2 Conferências e Congressos

Entendemos ser de suma importância a promoção de conhecimento, através de conferências e congressos técnicos, que pode ser ofertado tanto na Alemanha quanto em outros países. Por exemplo, o CReED, juntamente com a Universidade Técnica de Braunschweig, organizou dois congressos técnicos internacionais no Brasil, em nome do Ministério Federal da Educação e Ciência (BMBF). O tema principal era a fermentação como um componente de uma gestão sustentável dos resíduos para os municípios brasileiros. O primeiro congresso foi realizado em dezembro de 2013, em Jundiaí (SP), com 400 participantes; o segundo teve lugar em Florianópolis (SC), em maio de 2014, com 300 participantes; e o terceiro congresso, em junho de 2015, em Jundiaí (SP), teve mais de 600 inscritos.

Novos marcos legais no Brasil tem fomentado a implementação de sistemas de gestão de resíduos sustentáveis. No entanto, a falta de know-how abrange quase todos os envolvidos. Experiências captadas nos últimos anos refletem uma série de obstáculos que o Brasil precisará transpor, estes vivenciados na Alemanha a mais de uma década e que foram superados com a promoção da recuperação energética e da reciclagem de materiais.

Nas conferências onde participam diversos setores da sociedade, sejam pesquisadores e empresários sejam gestores públicos, são transferidos conhecimentos funcionais para o estabelecimento de sistemas de gestão de resíduos sustentável, integrando também a fermentação, a secagem e outros modelos de valorização de resíduos. Os eventos técnicos também servem para construir cooperações bilaterais de conhecimento para a implementação bem sucedida de projetos. Isto também inclui o desenvolvimento e a adaptação de tecnologias para as condições brasileiras.

Figura 7 – 1º Congresso Técnico Brasil-Alemanha em Jundiaí-SP, Brasil, 2013
Fonte: Foto, Wiese (2013).

10 CONCLUSÕES

Na responsabilidade pela perda da qualidade ambiental nas cidades evidencia-se como expoente maior de culpabilidade a falta de saneamento básico, tema necessariamente vinculado a políticas públicas e continuamente posto a margem dos programas governamentais. Inserido neste contexto, o resíduo urbano apresenta-se como forte agente de degradação de recursos naturais, com atuação paralela não menos significativa sobre a saúde pública, a paisagem urbana e o clima.

A gestão de resíduos modificou-se brutalmente nos últimos anos, tornando-se o ícone do desenvolvimento sustentável, contribuindo sobremaneira para a proteção ambiental e ainda, através da reciclagem dos resíduos garante também a proteção do clima e a preservação dos recursos naturais.

Respaldando esse entendimento temos o CReED como protagonista no fomento do conhecimento e treinamento tanto básico quanto avançado em matéria de resíduos e de gestão de recursos naturais com foco internacional.

Através de uma cooperação técnica, em 2015, foi inaugurada a unidade latino-americana, com sede no Brasil. Denominado como CReED do Brasil, o Centro irá promover intervenções multidisciplinares para a customização conceitual e operacional para o tratamento e a valorização de resíduos. O CReED do Brasil desenvolverá suas atividades em uma Estação Tecnológica que contará com a demonstração de tecnologias em escala piloto e com o primeiro laboratório especializado em resíduos sólidos urbanos da América Latina. Além disso, estará preparado para receber perfis multidisciplinares como gestores, operadores, pesquisadores, estudantes, técnicos, sociedade civil organizada para atividades de imersão customizadas, modulares e multifinalitárias.

O perfil multidisciplinar dos associados do CReED permite promover transferência internacional de know how e tecnologias para a gestão de resíduos sólidos urbanos, desenvolvendo e adaptando conceitos, promovendo a competitividade e formando massa crítica a partir dos cursos de capacitação teórica e prática, bem como das linhas de pesquisas a serem desenvolvidas para fins de adequação tecnológica às nossas demandas técnicas como gravimétricas e climáticas, bem como nossas demandas econômicas e gerenciais.

O foco principal de atuação está na transferência e adaptação de tecnologias de ponta e respectivos procedimentos para sua implementação, operação e controle para garantir uma gestão de resíduos eficiente e eficaz. Neste viés para fins de desenvolvimento e nacionalização de tecnologias, acredita-se que a promoção do conhecimento técnico é fator mais importante de atuação auxiliando o segmento de Saneamento Ambiental a alcançar novos patamares de competitividade no mercado, face a grande demanda de projetos verificada recentemente e promovendo o desenvolvimento sustentável.

A preservação do meio ambiente e dos recursos naturais são os maiores desafios globais dos nossos tempos, corroborando para o entendimento de que o meio ambiente e o desenvolvimento econômico não precisam caminhar separadamente, na verdade são complementares.

REFERÊNCIAS

FRICKE, Klaus; SCHULTE, Burkart; HOFFMANN, Lutz; KRÜGER, Michael; PEREIRA, Christiane. Centre for Research, Education and Demonstration in Waste Management (CReED). Müll und Abfall 4, Erich-Schmidt-Verlag, Berlin (GER), 2014. Disponível em: <http://www.MUELLundABFALL.de/MA.04.2014.198>. Acesso em: 28 ago. 2014.


PEREIRA, Christiane Dias. Rota tecnológica para a gestão sustentável de resíduos sólidos domiciliares. 2014. Trabalho de conclusão de curso (Especialização) – Curso de Pós-Graduação em Direito Ambiental, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.


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Uso autorizado desde que citada a fonte e informado via e-mail: gsrsu.br@gmail.com
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Como citar [ABNT NBR 6023:2002]:

FRICKE, Klaus; SCHULTE, Burkart; HOFFMANN, Lutz; PEREIRA, Christiane. CReED – Centro para Pesquisa, Educação e Demonstração em Gerenciamento de Resíduos. In: FRICKE, Klaus; PEREIRA, Christiane; LEITE, Aguinaldo; BAGNATI, Marius. (Coords.). Gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos: transferência de experiência entre a Alemanha e o Brasil. Braunschweig: Technische Universität Braunschweig, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/BE246I>. Acesso em: .
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